
O projeto desenvolvido no âmbito do PPS10 da Agenda GreenAuto, liderado pela Enartin, e com a participação do ISQ CTAG, Universidade de Coimbra, FEUP, Sentinel, Kaizen Institute e RRS, está a dar passos importantes na criação de um software inovador de programação robótica sem código, suportado por inteligência artificial.
Este sistema pretende revolucionar a forma como os robôs industriais são programados, permitindo que qualquer utilizador, mesmo sem conhecimentos técnicos avançados, consiga configurar e adaptar robôs a diferentes tarefas de forma simples. Cada entidade envolvida desenvolveu um demonstrador funcional, com o objetivo de otimizar diferentes componentes do software, sempre com foco numa interface intuitiva e user-friendly.
A primeira aplicação prática foca-se na separação de resíduos provenientes da linha de montagem onde o robô identifica, recolhe e separa os resíduos de forma eficaz, tornando o processo mais rápido e eficiente. A integração do sistema numa plataforma móvel permitirá ainda a flexibilidade do robô para ser utilizado em vários pontos da fábrica, adaptando-se a diferentes funções consoante as necessidades.
O software encontra-se agora na fase de integração num caso de uso real, caminhando para a sua utilização em ambiente industrial.

